Já são 15 anos desde o lançamento da família Constellation de caminhões da Volkswagen. Com mais de 230 mil unidades vendidas no Brasil e em diversos outros países, os Constellation fazem história no transporte brasileiro e até já foram estrelas de série de TV.

Uma característica interessante da linha Constellation é que, segundo os números da Fenabrave, é a mais vendida do mercado brasileiro nos últimos dez anos consecutivos. “O Volkswagen Constellation é um produto do qual a nossa marca se orgulha muito. Ele é um exemplo da nossa engenharia sob medida, que coloca foco máximo nas reais necessidades do transportador. A longevidade desse caminhão no mercado nacional e em outros 20 destinos internacionais reflete o sucesso e a enorme aceitação de toda a família pelos nossos clientes”, afirma Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Investimento e resultado

O projeto Constellation começou por volta de 2003, com o investimento de R$ 1 bilhão em desenvolvimento de equipamentos e maquinário para a fábrica. As três versões iniciais do Constellation, 19.320 Titan Tractor, 17.250 e 24.250 envolveram o trabalho de mais de 200 profissionais e percorreram um total superior a 7 milhões de quilômetros em testes na América do Sul, na África e na Europa. O trabalho foi desenvolvido em sinergia pela engenharia brasileira e times alemães da Volkswagen AG e da Volkswagen Commercial Vehicles.

A chegada da família colocou a Volkswagen Caminhões e Ônibus nos segmentos de até 45 toneladas de Peso Bruto Total. Segundo a VW, a cabine do Constellation foi totalmente desenhada em estações digitais do Centro de Design da Volkswagen, em Wolfsburg e os primeiros motores foram Cummins, de 250 a 330 cavalos de potência.

Os mais vendidos

A Família Constellation já teve um grande número de modelos diferentes lançados e algumas dessas versões são campeãs de vendas. É o caso das versões 24.250 e 24.280. Juntas, elas somam aproximadamente 80 mil unidades comercializadas.

O Constellation 24.280 foi lançado em 2012 para suceder o modelo original, apresentado em 2005. Não era uma missão qualquer. Isso porque o Constellation 24.250 havia liderado o mercado brasileiro de caminhões nos quatro anos anteriores.

O único sem Arla

O Volkswagen Constellation 24.280 foi preparado para seguir a norma de emissões Proconve P-7, ou Euro 5, que entrou em vigor em janeiro de 2012. Para isso, trouxe como novidade o motor MAN D08, de seis cilindros, mais econômico, silencioso e robusto, além de ter 30 cavalos de potência a mais que o antecessor. Entre os rivais de mercado, um enorme diferencial: a tecnologia EGR, de recirculação de gases de exaustão, que elimina a necessidade de uso do Arla 32.

Na evolução das versões, o Constellation 24.280 ganhou uma novidade este ano: a transmissão automatizada V-Tronic Eaton de dez velocidades, opcional. O item garante mais conforto na direção e uma redução de consumo de combustível na frota de até 5%.

Sucesso na TV

O Constellation esteve nas TVs de todo o país durante o revival da série Carga Pesada, da TV Globo. O programa esteve no ar de 2003 a 2007, narrando as aventuras de Pedro e Bino, interpretados por Stênio Garcia e Antonio Fagundes, a bordo de um caminhão pelas estradas do país. O Constellation 19.320 fez sua estreia em 2006, substituindo o Volkswagen 18.310 Titan Tractor, utilizado até então.

Uma curiosidade é que, diferentemente do que ocorria na série original, protagonizada pelos mesmos atores no final da década de 1970, o veículo não era dirigido por Fagundes ou Garcia. As cenas em rodovias eram gravadas em um estúdio móvel apelidado de Proteus (v. foto). A estrutura era uma cabine cenográfica construída sobre o chassi Volksbus, em que Pedro e Bino contracenavam com segurança, enquanto um motorista profissional guiava o veículo.

Atualmente, a gama de produtos da família Constellation tem capacidade de 14 a 74 toneladas, englobando o mercado de médios até os extrapesados. As configurações do veículo ultrapassam a casa das centenas, permitindo sua utilização nos mais variados tipos de negócio. O mais recente membro da família foi apresentado no começo deste mês: o Constellation 33.460 6×4.

O veículo traz a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, produzido no Brasil, com 460 cavalos de potência e torque de 2.300 Nm.

Redação Planeta Caminhão


Novo Volvo VM betoneira 900 kg mais leve e feito com aço especial

VM BETONEIRA MAIS LEVE

Volvo FMX completa 10 anos de história e puxa até hexatrem com 250 toneladas

VOLVO FMX 10 ANOS

Renault Radiance: um show de design no conceito que já tem mais de 15 anos

RENAULT RADIANCE

Daimler e Torc Robotics preparam frota autônoma de Freightliner Cascadia

AUTOMAÇÃO NÍVEL 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.