Nos dias 16 e 17 de novembro a cidade de Chapecó (SC) receberá a etapa final do primeiro Campeonato Catarinense de Arrancada Truck. A prova acontecerá na pista da Efapi, no Chapecó Motor Club, dentro do parque da Efapi.

“O que há pouco tempo parecia um devaneio de apaixonados por esportes a motor, está muito próximo de se finalizar de uma forma acima do esperado. A cada dia temos mais caminhões se habilitando perante a federação, aos itens de segurança, para fazerem parte do campeonato”, afirmou Michel Rosa, o “Rato”, que gerencia a competição e execução do evento.

O campeonato utiliza o padrão da Fórmula 1 de pontuação, onde os dez primeiros colocados da prova ganham pontos, começando com 25 para o primeiro lugar e 1 para o décimo. Além disso, todos competidores ganham 3 pontos de participação. Assim, o primeiro colocado recebe 28 pontos.

Arrancada SC

A disputa do título acontece em três categorias distintas: protótipos, força livre e 720 cv. Em todas elas há, pelo menos mais de um piloto disputando o título, sendo que a principal disputa está em protótipos, onde 10 pilotos ainda têm chances matemáticas de levantar o troféu de campeão.

Por um acordo entre os pilotos e a organização, a classificação geral só será passada no momento da prova, dessa forma, os competidores conhecem apenas suas próprias pontuações.

Funcionamento da competição

No dia da competição, a primeira fase tem a pista aberta para todos os pilotos entrarem e buscar seus melhores tempos. Com a tomada de tempo feita, os pilotos são ranqueados da seguinte forma: Primeiro contra o último, segundo contra o penúltimo, terceiro contra o antepenúltimo e assim sucessivamente.

Na segunda fase, já eliminatória, dois pilotos se posicionam na pista e arrancam para ver quem chega primeiro ao fim da pista. O vencedor segue para a próxima fase, enquanto o perdedor é desclassificado.

A partir da terceira fase as disputas são feitas por sorteio e não mais pelo tempo. Com a mesma dinâmica da segunda fase, as disputas continuam até sobrarem quatro competidores, que farão as semifinais e final.

Histórico do evento

Com mais de 30 anos de história, as disputas de arrancada de caminhões foram criadas por profissionais do volante e tiveram início em Balneário Arroio do Silva (SC). Com o passar do tempo e o interesse do público e dos competidores, o evento cresceu e tomou novas proporções, acontecendo em várias cidades catarinenses e gaúchas. Os pilotos também se especializaram e trabalharam em caminhões cada vez mais preparados para a disputa de arrancada.

Arrancada

Após muito trabalho, este ano as disputas ganharam a chancela da federação de automobilismo e duas etapas ocorreram antes da grande final. Ambas foram disputadas em Balneário Camburiú (SC) e foram um sucesso.

No sábado o evento vai das 14h às 19h e no domingo a partir das 9h. O ingresso para os dois dias custa R$ 30, já a entrada para apenas um dos dias sai por R$20. Crianças até 12 anos, acompanhadas pelos responsáveis, entram de graça.


Governo certifica pontos de paradas para caminhoneiros

PONTOS DE PARADA

Confira as 10 maiores rodovias do mundo

AS MAIORES DO MUNDO

Braspress renova frota com 235 Mercedes-Benz Axor

RENOVAÇÃO DE FROTA

Freightliners elétricos chegam a 500 mil km rodados no EUA

500 MIL KM RODADOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.