Modelos da linha CF chegam nas configurações cavalo rodoviário 4×2 e 6×2, cavalo off-road 6×4 e o inédito rígido 8×2.

A DAF apresentou hoje, para a imprensa especializada, a nova linha CF, totalmente renovada. E com uma aposta ousada: um caminhão de chassis rígido, na configuração 8×2, em posicionamento premium e potência elevada.

“A chegada do novo CF é mais um marco na nossa história no Brasil, renovando totalmente o line up da DAF no país. Somado a isso, estamos ingressando em um novo segmento, de caminhões rígidos, voltados a operações rodoviárias e distribuição, permitindo a expansão da nossa participação no mercado nacional. Em 2020, crescemos 38% no segmento acima de 40 toneladas, com 8,2% em comparação ao ano anterior e vamos manter a curva de crescimento da marca em 2021”, comenta Lance Walters, Presidente da DAF Caminhões Brasil.

Novo XF 8×2:

A linha CF chega ao país com uma nova configuração: chassis rígido 8×2. A motorização é o novo motor PACCAR MX11, de 410 cv, aliada a consagrada transmissão ZF TraXon de 12 velocidades automatizada. Segundo a DAF, o novo motor consome até 15% menos diesel que a versão anterior o qual equipava a linha CF.

O PACCAR MX11, 6 cilindros em linha, é fabricado em Ponta Grossa e tem 10,8 litros. A potência é de 410 cv, com torque máximo de 2.100 Nm a 900 giros. O motor pesa 180 kg menos quando comparado ao PACCAR MX13. A montadora promete maior durabilidade, menor atrito, menor nível de ruído e mais economia de combustível. A alimentação é pelo sistema Common Rail. O turbo é de geometria variável, chamado pela DAF de VGT.

O CF 8×2 oferece a opção de 6.400 mm de entre-eixos, e traz também como opcional o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com os freios a disco. A suspensão mecânica e os freios a tambor estão disponíveis como itens de série.

“A DAF Caminhões tem no seu DNA um padrão superior de qualidade, conforto e eficiência. Quando começamos a pensar o projeto do modelo rígido no Brasil, tínhamos certeza de que este novo caminhão deveria elevar o padrão desta categoria, oferecendo ao cliente uma nova experiência neste segmento. O resultado é exatamente o que planejamos e estamos muito felizes com o produto que o cliente brasileiro terá disponível para as suas operações de transporte rodoviário e distribuição”, acrescenta Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Freio Motor PACCAR MX

O freio motor com 460 cv trabalha em baixas rotações entregando alta potência, e pode ser operado em três estágios. 

Cabine

O Novo CF é apresenta duas opções de cabine, a Sleeper e a Space, ambas com cama, sendo que a Space entrega 2,23 de altura interna. Segundo a DAF, a cabine oferece o ar-condicionado inteligente, que prioriza o conforto e a economia de combustível – o qual poderemos explicar melhor assim que tivermos contato físico com o caminhão.

Na parte externa é possível perceber detalhes cromados e a logomarca DAF em alumínio escovado. O novo para-sol promete menor arrasto aerodinâmico.

Há um assistente de performance para o condutor, o qual indica se o veículo está sendo operado de maneira eficiente, dando dicas de como diminuir o consumo de combustível.

Segurança

O Controle de Cruzeiro Adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha distância segura do veículo que está à frente. O CF ainda possui Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade. Ponto para a marca.

O motorista pode ainda verifica, de dentro da cabine, o nível de pressão dos pneus. O sistema gera avisos quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta. Com isso o motorista age para evitar danos nos pneus.

Há também monitoramento de energia da bateria. O motorista tem como verificar o status das baterias e o sistema avisa quando os níveis de energia estão muito baixos.

“O Novo CF traz muitos itens de segurança do nosso carro-chefe, o Novo XF. A soma destes dispositivos, com o trabalho excepcional do conjunto mecânico, faz do Novo CF um caminhão muito econômico, robusto, seguro e confortável. Este é um conjunto de qualidades inédito nesta categoria, elevando o patamar do segmento de rígidos no Brasil”, finaliza Broeze.

REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO


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