O portfólio da Volkswagen Caminhões e Ônibus incorporou uma solução que coloca tração no terceiro eixo no cavalo-mecânico 6×2.

Chamado de “pusher”, a configuração é habitualmente aplicada nas operações nas quais há necessidade de semirreboques muito longos, por exemplo, cegonhas. Inclusive, foi especialmente para essa aplicação que o projeto ganhou espaço. A Gabardo, empresa especializada no transporte de veículos trouxe para a sua frota um Constellation 25.630 6×2 equipado com eixo pusher.

“O termo pusher, traduzido de forma literal para o português, quer dizer ‘empurrador’, pois o eixo trativo é terceiro, diferentemente das configurações 6×2 convencionais, em que tração se dá no segundo eixo”, diz em nota Mario Prado, supervisor de conceituação do produto da VWCO, líder do desenvolvimento do caminhão para a Gabardo.

Segundo a empresa, além da solução permitir adequar o comprimento da composição à regulamentação, o pusher proporciona melhores níveis de conforto e dirigibilidade, em particular quando o eixo auxiliar é suspenso. “Em condições de piso escorregadio, por exemplo, esse benefício é percebido ainda mais facilmente, pois aumenta a segurança na condução da composição”.

O Constellation 25.360 6×2 pusher demandou perto de um ano de desenvolvimento em parceria com a Gabardo. O modelo traz ainda suspensão traseira pneumática com quatro bolsas por eixo, o que concede mais conforto ao condutor. O veículo também conta com sistema de controle eletrônico da suspensão com monitoramento de carga nos eixos, por meio de um display no painel.


Caminhões pesados Iveco vão ganhar conectividade e novo visual para a linha 2021

IVECO CONECTADO

Mercedes-Benz lança edição especial do Actros com motorização de 625 cavalos

EDIÇÃO ESPECIAL DO ACTROS

Votação na Câmara dá vitória para limite de 40 pontos na CNH

NOVAS REGRAS PARA A CNH

Volvo FH Unlimited Edition dá adeus à velha geração do FH na Europa

EDIÇÃO ESPECIAL FH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.