A Iveco acaba de anunciar que sua linha de caminhões pesados para 2021 terão algumas novidades esperar pelo mercado: além de um facelift no visual, os caminhões Hi-Road e Hi-Way passarão a ter conectividade e telemetria pela plataforma Iveco Connect.

Tendência conectada

Os sistemas que “conversam” com o caminhão para saber os dados de telemetria da operação e melhorar o planejamento e a gestão da frota são uma tendência no mercado brasileiro. Primeiro, a Scania lançou seus serviços conectados. Em seguida, Volvo e Mercedes-Benz vieram com seu Dynafleet e Fleetboard. Na Fenatran do ano passado, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou a plataforma Rio.

Entre as grandes fabricantes de caminhões brasileiras, faltavam duas para entrar na nova era da conectividade, e, agora, falta só uma. Isso porque a Iveco aposta em sua nova plataforma para trazer maiores ganhos para seus clientes e também para conquistar novos mercados e novos compradores para seus caminhões. Para o diretor de Marketing da Iveco, Thiago Carlucci, a conectividade e a internet das coisas é algo que vai reger o transporte daqui para frente. “Esse ‘movimento’ nos coloca em uma era onde os caminhões já possuem níveis avançados de tecnologia embarcada que proporcionam uma operação mais segura e sustentável. Esse é o objetivo do Iveco Connect, sistema de telemetria e conectividade inteligente que agrega, em uma única ferramenta, importantes funções”, disse o executivo.

Como funciona?

O Iveco Connect funciona a partir de um dispositivo instalado no caminhão, que fica em comunicação com o barramento CAN do veículo, onde todos os sistemas se encontram e “conversam” entre si. Assim, dados como temperatura do motor, aceleração, velocidade, pressão da turbina, consumo e tantos outros podem ser coletados pela caixa de conexão, que transforma tudo em sinais de internet e transmite para uma central.

Esta central, que a Iveco chama de sala de controle, fica na fábrica em Sete Lagoas, Minas Gerais, e passa a ser responsável por receber e processar os dados, transformando em informações úteis para os clientes da marca. O sistema vai monitorar as funções do caminhão e o desempenho do motorista o tempo todo.

“Ajudaremos os clientes a extrair o máximo do veículo a cada quilômetro percorrido por meio da conectividade, com suporte em tempo real e com o objetivo de aumentar a eficiência do veículo, diminuindo o custo de manutenção e as paradas não programadas. A ideia é estarmos juntos do transportador e, ativamente, garantir a máxima eficiência e produtividade ao utilizar nossos produtos e serviços”, ressalta Daniel Moreira, gerente de Pós-Venda da Iveco.

Na rota certa

O sistema Iveco Connect não ajuda somente na telemetria e apresentação de dados para o frotista ou dono do caminhão. Ele também traz um roteirizador que, por meio das informações da carga, como as dimensões e o peso. Com estas informações, o sistema traça a melhor rota a ser percorrida, aumentando a eficiência da viagem. Ele também faz a leitura remota de códigos de falha para que o motorista possa antecipar a informação para o suporte, reduzindo os tempos de parada.

Aprendizado de máquina

E com os caminhões rodando por aí e coletando dados, o sistema da Iveco vai “aprendendo” sobre o comportamento das frotas. Este aprendizado de máquina pode ser usado pela Iveco para criar serviços customizados e garantir maior disponibilidade do caminhão. Segundo a Iveco, o novo serviço Connect será oferecido gratuitamente por um ano para quem comprar o caminhão novo com o plano de manutenção Completo.

Depois deste prazo, ou para aqueles que optarem por outros planos, haverá três pacotes de serviços disponíveis: Base, com acesso completo ao portal do sistema na internet para leitura de todos os parâmetros disponibilizados; Completo: com acesso ao portal para monitoramento do veículo e ações proativas por parte da fábrica. Caso o caminhão apresente um código de falha grave, o cliente será acionado recebendo as informações e instruções por meio de equipes especializadas; e Exclusivo: é a junção entre o plano COMPLETO e os contratos de manutenção (BÁSICO, ESSENCIAL Economy, ESSENCIAL, ESSENCIAL Trem de Força e ABSOLUTO).

Novo visual nos pesados

Além da novidade conectada, a Iveco também apresentou os novos visuais dos modelos Hi-Way e o Hi-Road. Agora eles têm detalhes em preto na parte central do para-choque, acabamento cromado do farol de profundidade e neblina (Hi-Road). Tem também novo acabamento em preto das portas, novas siglas de potência e acabamento especifico para Hi-Road (Preto) e Hi-Way (Prata Bari), 5ª roda 37CX (para as versões 6×2 e 6×4) e Rádio com Bluetooth.

Redação Planeta Caminhão


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