Entre tantas empresas de caminhões e demais produtos destinados a veículos, existiu no Brasil uma empresa com uma história curta, mas que tinha tudo para entrar no ranking de vendas, a Matra. Continue lendo e conheça mais sobre a história dos Caminhões Matra e também dos chassis de ônibus da Matra. Confira!

Caminhões Matra: O início de tudo

Cavalo-mecânico Matra M22

A história dos Caminhões Matra iniciou-se em 1987, na cidade de Florianópolis no estado de Santa com o empresário Paulo Cezar Maciel da Silva, que na época era dono de uma concessionária conhecida como Santa Fé Veículos Ltda.

No mesmo ano de sua fundação, o empresário Paulo lançou no mercado a sua primeira criação, o caminhão Matra M22, sendo este considerado o primeiro marco na história dos Caminhões Matra.

1º Marco histórico da Matra: Caminhão Matra M22

Matra M22 basculante trafegando em Curitiba (PR), em 2009 (foto: Derles Borges Pichoff)

O caminhão Matra M22 foi um caminhão de porte médio e que tinha uma cabine parcialmente avançada composta de fibra de vidro, com um sistema de amortecimento da empresa Frontal. Além disso, o primeiro veículo dos Caminhões Matra utilizava o chassi e os demais órgãos mecânicos do caminhão de porte médio-pesado da Chevrolet D-13000.

Já a motorização era um Perkins turbo de 160 HP. Fora isso, o caminhão Matra M22 possuía rodas raiadas e os freios de trás possuíam um sistema de ventilação fornecido pela empresa Luft System. 

Este sistema permitia que o acionamento dos freios traseiros ligasse automaticamente a turbina elétrica que injetava pelas mangueiras um jato de ar sobre os tambores de trás do caminhão. Um sistema, no mínimo, curioso.

Caminhão Matra M22 e suas outras versões

Matra M22 de três eixos (foto: João Luiz Knihs / Carga & Transporte).

O caminhão de aspecto sólido e compacto Matra M22 foi ainda disponibilizado na época em variantes de dois a três eixos (6×2), com PBT de 13,3 e 21,1 t, respectivamente. Já a montagem do Matra M22 e das demais versões dos Caminhões Matra eram feitas na cidade de Botucatu no estado de São Paulo, que na época era uma área próxima da empresa Frontal.

Caminhões Matra: o nascimento da marca

Foi em 1990 que a concessionária de veículos Santa Fé do empresário Paulo Cezar Maciel da Silva passou a ser conhecida sobre o nome Matra Maquinas de Transportes Ltda. Além da mudança no nome, a empresa saiu da cidade de Florianópolis em SC e passou a apresentar instalações próprias na cidade litorânea Palhoça em SC.

Diante das mudanças de nome e localidade, a empresa Matra lançou no mercado no mesmo ano os seus dois primeiros produtos destinados à ônibus, os chassis, sendo este produto considerado o segundo marco na história da Matra.

2º Marco histórico da Matra: CMO-1615 e 1618

Ônibus urbano da Jotur, de Palhoça (SC), com chassi Matra CMO-1615 e carroceria Marcopolo Torino (apesar do letreiro indicar Busscar…) (foto: Renato de Aguiar)

Os dois primeiros chassis de ônibus lançados no mercado pela Matra foram o chassi CMO-1615 e o chassi CMO-1618. Tanto o 1615 quanto o 1618 foram desenvolvidos com uma concepção convencional, ou seja, com chassi modelo escada, motor dianteiro e suspensão através de molas semielípticas. Porém, a parte de motorização os diferenciava.

O primeiro foi desenvolvido com uma motorização MWM de 5,9 I aspirada de 138 cv e o segundo com uma motorização MWM de 5,9 I turbo de 165 cv.  Além disso, os chassis possuíam caixa sincronizada de 5 marchas, eixo traseiro com duas velocidades e direção hidráulica.

Caminhões Matra: o fim da marca

O fim da empresa Matra iniciou-se com o encerramento das produções do Matra M22 em 1991, decorrente do insucesso de vendas, com apenas 180 veículos comercializados. Além disso, os chassis ficaram restritos apenas para a comercialização local, o que não contribuiu também com as vendas dos mesmos.

Em meados do ano de 1992 a empresa Matra encerrou as suas atividades.

E então, gostou de saber tudo sobre a história dos Caminhões Matra? Então compartilhe este post, para que assim os seus amigos também conheçam a história da empresa brasileira Matra.

REDAÇÃO PLANETA CAMINHÃO


Mudanças no CTB: exame toxicológico deixou algumas dúvidas. O Planeta Caminhão explica!

Raízen terá frota de 210 caminhões Volvo FH e FMX

Ações de empresas de ônibus para o combate a Covid-19 são divulgadas pela Mercedes-Benz

Foton Motors lança novo pesado em comemoração aos 10 milhões de unidades vendidas

2 Respostas para Caminhões Matra: Conheça a história da empresa brasileira de caminhões e chassis de ônibus
  1. Chegaram a ter uma filial da montadora na zona franca de Manaus

  2. Se voce viajou por estradas brasileiras nos ultimos 50 anos, certamente ja cruzou (ou ficou atras) de algum destes caminhoes, que marcaram a historia da industria nacional.


[topo]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.