COLORIDOS E PECULIARES

A pintura e o folclore.

Se você acha que os caminhões japoneses Dekotora (caso não tenha visto, clique aqui para conferir o Programa Indo a Fundo do Planeta Caminhão que foi ao ar há alguns dias) são extravagantes, é porque provavelmente você não conhece a customização (ou talvez seja melhor falar decoração) que o pessoal da Índia faz com os seus caminhões.  Enquanto a tecnologia, as luzes de led e as cores vivas e brilhantes tomam conta dos caminhões japoneses, nos indianos são os desenhos, as pinturas e o folclore que tomam conta dos caminhões.

Flickr David BeloFoto por Flickr – David Belo

Não se trata apenas de uma forma de personalizar o caminhão e torná-lo mais bonito (aos olhos dos indianos), mas sim uma maneira de expressão da identidade e das características do proprietário. É interessante ver que as pessoas expressam seus sentimentos, crenças e culturas regionais ao mundo através dos seus caminhões.

Foto por Panoramio - Maurizio Balsamini

Foto por Panoramio – Maurizio Balsamini

Impossível percorrer as estradas e rodovias da Índia e não se deparar com caminhões coloridos, com imagens de deuses e deusas, frases de efeito, expressões religiosas e desenhos típicos da cultura indiana. O incrível é ver que em alguns casos, parece que nem o parafuso escapa da tempestade colorida que acerta o caminhão.

O interior dos caminhões é… extravagante. Tão coloridos ou mais do que o exterior dos caminhões. Assim como no mundo todo, muitas pessoas passam meses fora de casa percorrendo o país de ponta a ponta e acabam fazendo do caminhão a sua casa. Nada mais justo, então, do que fazer do caminhão, o ambiente mais aconchegante possível. Neste caso, aos padrões indianos.

Foto por Dan Eckstein - Documentário 'Horn Please: The Decorated Trucks of India'

Foto por Dan Eckstein – Documentário ‘Horn Please: The Decorated Trucks of India’

A cultura é tão marcante e peculiar, que foi feito um documentário exclusivamente sobre o tema de arte em caminhões, chamado “Horn Please”. O nome do documentário é inspirado em uma outra cultura interessante do povo indiano, que explicaremos em um próximo Papo de Torque. Veja abaixo o trailer do filme – dá pra sentir um pouco mais sobre o assunto.

 

O motivo dessas inscrições? Isso é conversa para um Papo de Torque.

BÔNUS: reserve dois minutos do seu tempo e DÁ UMA OLHADA NISSO:

 


O maior relógio do mundo… Formado por caminhões

MAIOR RELÓGIO DO MUNDO

Um pedaço da história dos caminhões no seu pulso

SCANIA

Uma verdadeira exposição sobre rodas

OBRA DE ARTE

Um caminhão em constante mudança

VOLVO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.