QUAL É A RELAÇÃO ENTRE TUDO ISSO?

O povo tailandês é conhecido pelos seus diversos rituais e costumes supersticiosos. Para você ter uma ideia, por onde você andar pelo país, vai notar diversos amuletos e símbolos de superstição, como árvores sagradas, animais, monumentos e a famosa Nang Kwak, uma bela mulher com um vestido vermelho, uma coroa dourada na cabeça, o braço direito erguido em forma de aceno e um saco cheio de ouro no colo. Estes símbolos são muito usados para trazer sorte, dinheiro, proteção e boas energias.

Foto por: thaiamuletcollections.files.wordpress.com

Foto por: thaiamuletcollections.files.wordpress.com

Na estrada não poderia ser diferente: os taxistas, por exemplo, além de terem seus carros benzidos por um monge budista, também carregam amuletos pendurados no espelho retrovisor, pedindo proteção. No caso deles, em particular, são diversos amuletos, pois eles pedem não apenas pela própria segurança, mas também pela segurança dos passageiros.

Já os donos de caminhão costumam fazer os mesmos rituais: amuletos do Deus Sol, símbolos e bênçãos de monges budistas, todos simbolizando força, velocidade e proteção, mas há uma coisa muito curiosa que chama atenção de todo mundo que vai para a Tailândia e presta atenção nos caminhões. TODOS os caminhões têm imagens de Al Pacino pintadas ou então coladas como adesivo em seus para-lamas.

Foto por: thailand.marshallastor.com

Foto por: thailand.marshallastor.com

Antes que você pergunte, não, Al Pacino não é nenhum deus tailandês e não representa nenhum espírito protetor.

Na verdade, os tailandeses não colam a imagem de Al Pacino por causa do ator, mas sim de um personagem de um filme da década de 70 muito famoso no país, chamado Serpico. Frank Serpico é um jovem policial idealista da cidade de Nova Iorque, que passa a ficar conhecido no meio por não aceitar propina ou qualquer dinheiro vindo de extorsão dos criminosos locais. Suas atitudes e jeito de ser não agradavam seus superiores, que enfrentavam sua permanente revolta contra a corrupção entre seus colegas da polícia, o que o deixava em constantes situações de risco. O filme rendeu a Al Pacino um Oscar e um Globo de Ouro de Melhor Ator, em 1974.

Foto por c1n3.org

Foto por c1n3.org

Tendo o personagem como inspiração, os motoristas de caminhão da Tailândia usam sua imagem como amuleto para que os deixem sempre livres de policiais corruptos, que possam cobrar propina ou qualquer tipo de favor indevido pelas estradas do país.

Veja abaixo o trailer de Serpico e saiba mais sobre o talismã adotado pelos tailandeses contra a corrupção nas estradas.


Saiba como acessar o site do Detran de cada Estado

O maior relógio do mundo… Formado por caminhões

MAIOR RELÓGIO DO MUNDO

Um pedaço da história dos caminhões no seu pulso

SCANIA

Uma verdadeira exposição sobre rodas

OBRA DE ARTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.