Há um ano, a Cervejaria Ambev anunciou que, até 2023, sua frota será composta por, pelo menos, 1.600 caminhões elétricos. Por conta disso, a empresa realizou uma parceria com a Volkswagen para trabalhar em conjunto com a montadora testando o caminhão elétrico e-Delivery.

e-Delivery sendo carregado na Ambev

O veículo já rodou mais de 15 mil quilômetros em testes de engenharia e condições reais de operação na cidade de São Paulo, distribuindo os produtos da empresa. Com esses testes, que tiveram início logo após o anúncio, mais de 11 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera. O e-Delivery também deixou de consumir mais 3.300 litros de diesel, além disso, ele é recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar.

Outro ponto importante do veículo é que, 43% de sua energia provém do próprio sistema regenerativo de freios do caminhão.

“Os resultados dessa primeira etapa de testes em condições reais de distribuição numa metrópole como São Paulo superaram as nossas expectativas. E provaram que a tecnologia da VW Caminhões e Ônibus está na rota de desenvolvimento mundial e, mais do que isso, de viabilidade da aplicação elétrica junto com a Cervejaria Ambev. Graças à nossa parceria, que já dura mais de vinte anos, fomos os primeiros a desenvolver veículos vocacionais para distribuição de bebidas. E agora, mais uma vez, saímos juntos na frente, tornando a era elétrica uma realidade”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Com a parceria, as empresas pretendem somar forças para viabilizar a utilizaçao de veículos elétricos na distribuição urbana de produtos e criar uma nova realidade sustentável para o mercado logístico global.

Adaptações

Para se adaptar a Ambev instalou painéis solares em um de seus maiores centros de distribuição (CD), que fica no bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo (SP). O local é o ponto de partida diário do e-Delivery, que sai carregado e cruza a cidade para abastecer a rota de bares e restaurantes de regiões como o Itaim e a Vila Madalena, nas zonas Sul e Oeste da cidade, respectivamente.

e-Delivery

Além da instalação no CD paulistano, a cervejaria anunciou, em junho deste ano, que irá inaugurar mais de 30 plantas solares pelo Brasil até março de 2020. Esses espaços produzirão eletricidade suficiente para abastecer 100% dos 94 centros de distribuição da companhia pelo país. Dessa forma, todos os caminhões elétricos que prestarem serviço para a empresa, quando a frota estiver completa, serão abastecidos com energia renovável.

“Ficamos muito felizes com os resultados que vimos até agora. O caminhão elétrico tem mostrado uma performance muito boa e, mais importante, um potencial muito grande de impacto positivo sobre o meio ambiente”, afirma Bernardo Adão, gerente de sustentabilidade e logística da Cervejaria Ambev. “Nosso maior objetivo é contribuir para a construção de um legado sustentável para as próximas gerações e a parceria com a Volkswagen nesse projeto é fundamental para chegarmos lá” conclui o executivo.

Tecnologia produzida no país

O e-Delivery é o primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina com zero emissão de CO2, NOX e material particulado.

Desenvolvido no Brasil, o e-Delivery traz soluções de logística verde, como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem. Dessa forma, os caminhões podem chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. O nível de ruído é extremamente baixo quando comparado aos modelos tradicionais, melhorando o conforto do motorista e seus ajudantes na operação.


Caminhões pesados Iveco vão ganhar conectividade e novo visual para a linha 2021

IVECO CONECTADO

Mercedes-Benz lança edição especial do Actros com motorização de 625 cavalos

EDIÇÃO ESPECIAL DO ACTROS

Votação na Câmara dá vitória para limite de 40 pontos na CNH

NOVAS REGRAS PARA A CNH

Volvo FH Unlimited Edition dá adeus à velha geração do FH na Europa

EDIÇÃO ESPECIAL FH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.