A Mercedes-Benz realizou nesta terça-feira (28) uma apresentação da operação do Accelo automatizado na Jamef, transportadora de cargas fracionadas. A empresa utiliza a versão média do 1316 6×2 e a leve do 1016, ambos com o câmbio automatizado. Os dois veículos são utilizados no serviço de entregas urbanas de encomendas urgentes e nas operações de transferência de cargas entre suas unidades.

A Jamef, que conta com uma frota de 630 caminhões próprios, além de mais de 300 agregados, atualmente conta com 4 Accelos automatizados e já comprova alguns benefícios na utilização do veículo.

De acordo com Michael de Oliveira, Diretor de Operações da Jamef, o ganho no consumo de combustível tem sido em torno de 6,5% com o câmbio automatizado. Ele também destaca que o veículo traz outros benefícios, à empresa e aos empregados.

“Há uma melhora no consumo, trazendo economia para a nossa operação de transporte. Além disso, essa tecnologia demanda menor custo de manutenção. Já o motorista ganha em conforto de dirigibilidade, melhor performance e produtividade”, afirma Michael.

Nova tendência

Atualmente utilizado em 100% dos caminhões pesados e extra-presados, além de já estar presente em quase metade dos semi-pesados, o câmbio automatizado ainda não é um item muito utilizado no segmento de leves e médios. Pensando nisso, a Mercedes investiu em uma parceria com a Eaton para criar o novo câmbio automatizado para o Accelo.

Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, pouca gente olhava para o segmento de leves com a intenção de trazer inovações.

“Nós sempre olhamos como um segmento onde o motorista está sobre constante stress. A partir do momento que ele sai da coleta e vai para a entrega, ele precisa estar atento a todo momento com trânsito pesado, rota, tempo e essa operação de troca de marchas é rude para o motorista. Dessa forma, pensamos em fazer uma integração de um câmbio automatizado com o nosso veículo e que trouxesse segurança para o caminhoneiro durante o trabalho de entrega urbana”, afirma Leoncini.

O câmbio automatizado sem pedal de embreagem é um item opcional do Accelo, que continua contando com a versão de câmbio manual. Para o 815 está disponível o modelo Eaton 6106A. Para o 1016 e o 1316 é a versão Eaton 6206A. Estes câmbios de 6 marchas se caracterizam pelo ótimo escalonamento de marchas, com primeira reduzida de 6,20 e última marcha com overdrive 0,78, combinando excelente partida em rampa e altas velocidades operacionais, tornando os caminhões aptos para trafegarem no intenso tráfego urbano, assim como em rodovias.

Outro ponto de destaque sobre os câmbios automatizados, além do conforto ao motorista e a economia de combustível, é a durabilidade. Segundo a Mercedes-Benz, o câmbio automatizado prolonga a vida útil da embreagem em pelo menos duas vezes, reduzindo o custo operacional do veículo.

Atrair novos motoristas

Para Leoncini, o Accelo automatizado atrairá mais motoristas para o setor de entregas urbanas, em razão do conforto proporcionado. “Nós entramos agora em uma nova etapa da distribuição urbana, onde o motorista precisa se preocupar apenas com a roteirização, o rastreamento, o cliente, além de entregar eficiência no consumo de combustível. Creio que o operador de distribuição urbana vai ter mais vantagens em atrair o motorista para essa aplicação. Já que com menos stress, o caminhão ficará mais atrativo para esse profissional”, apontou.

A busca por novos colaboradores também foi salientada por Michael de Oliveira, da Jamef. Para ele, a inserção de veículos automatizados na frota ajuda a formar novos motoristas, equalizar a qualidade do trabalho e gerar mão de obra com qualificação. Esses pontos, inclusive, incentivaram a transportadora a programar a renovação da frota utilizando veículos com o novo câmbio.

O Accelo automatizado está disponível para o público desde abril deste ano e, segundo Leoncini, por um custo de R$ 5 mil a mais do que a versão com câmbio manual.


Scania apresenta resultados da sua nova geração de veículos

NOVA GERAÇÃO SCANIA

Roubo de cargas diminuem no país em 2018, mas número ainda é alto

ROUBO DE CARGAS DIMINUI


Petrobras anuncia redução no preço do Diesel e da Gasolina

PETROBRAS REDUZ DIESEL

Volkswagen Constellation atinge marca de 230 mil unidades produzidas

CONSTELLATION EM ALTA
3 Respostas para Accelo automatizado é apresentado em operação com distribuidora
  1. Só que o acelo 1316 automatizado custa 205 mil ! É caro para um 3/4 !

  2. Agora é esperar a VW apresentar os deliverys com câmbio automatizado e capaz do preço diminuir

  3. […] caminhão leve Accelo 1016 com câmbio totalmente automatizado será um dos destaques da Mercedes-Benz aos clientes da […]


[topo]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.