Autônomo e versátil, Bosch apresentao VisionX Cencept

Com o caminhão VisionX Concept, a Bosch quer demonstrar o que os veículos comerciais serão capazes de fazer em apenas alguns anos. O modelo é totalmente conectado e dispõe de condução autônoma, podendo ser movido a diesel ou a eletricidade.

bosch_1

Para a empresa, num futuro não muito distante, um profissional que almeje trabalhar como condutor de caminhão terá de ter habilidades para executar tarefas-chave, como gestão logística. Também terá de ser conectado, pois será através da automação que o veículo poderá trafegar sem a intervenção do condutor.

“Isso vai dar aos condutores tempo para executarem outras tarefas, como planejamento de rotas, processamento de documentos de envio, ou simplesmente uma pausa”, disse Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.

Aumentar a eficiência ainda mais continuará sendo um grande foco no futuro. É por isso que o estudo Bosch VisionX leva o motor diesel – que é particularmente econômico no mundo dos transportes pesados de mercadorias – e o combina com motores elétricos para sistemas auxiliares, como a bomba hidráulica. Os caminhões do futuro irão se beneficiar não só da tecnologia híbrida, mas também das vantagens de convoying, que incluem a melhoria da segurança graças à frenagem coordenada, aceleração e direção, assim como uma vantagem econômica significativa.

bosch_2

“Em um convoy, é possível combinar os ganhos de segurança de condução automatizada com o aumento de eficiência que é tão crucial para o setor de veículos comerciais. A corrente de condução permite economia de combustível de até 10 por cento. Isso é um argumento forte na indústria de veículos comerciais”, assinala Heyn.

O Bosch VisionX demonstra, também, o espaço que existe para otimizar essa situação no futuro. Por exemplo, a manutenção que é previsível pode monitorar a condição técnica de um caminhão em tempo real e informar sobre qualquer trabalho de manutenção ou reparos que devem ser realizados. Esta é a melhor maneira de planejar pausas na programação de um caminhão, mantendo assim, o tempo de inatividade no mínimo e aumentando ainda mais a eficiência dos transportes.

Confira no vídeo abaixo:



Meritor solda eixos a laser na fábrica de Osasco (SP)

TECNOLOGIA MERITOR


CAOA retoma produção dos caminhões Hyundai em Goiás

DE VOLTA À PRODUÇÃO


Ford continua negociações para venda da fábrica no ABC

NEGOCIAÇÕES NA FORD

Hyundai e Allison anunciam parceria para produzir caminhões leves automáticos

PARCERIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.